domingo, 15 de janeiro de 2017

As várias formas de preparar chá,dicas e horários


Olá Olá minhas lindas hoje decidi escrever no blog sobre uma coisa útil. Nem tudo é maquilhagem na vida existe muitas outras coisas que se pode falar e é para isso mesmo o que vim fazer.
Vou falar de chá, da sua preparação e seus benefícios,e também de plantas e ervas que servem para o mesmo. Claro que não vou falar de todas as plantas hoje porque existe uma vasta gama das mesmas,vou fazer por partes.

Formas de preparação de chá:  


Infusão:


Ferver água e despejar a mesma sobre as ervas. Tape e deixe repousar entre 5/10 minutos. Na hora de servir coe com uma rede (coador) ou filtro de papel.


Este método é especialmente indicado para frutos,flores e folhas, como também pode ser usado para outras partes das plantas.

Resultado de imagem para chá de infusao
Decocção:

Ferver as ervas juntamente com a água entre 10/30 minutos,dependendo da qualidade da erva utilizada. Todas as partes tenras da planta,ou seja ,flores e folhas o tempo de fervura é de 5/10 minutos,as partes mais duras variam entre os 15/30 minutos de fervura e devem ser picadas para ficarem bem cozinhadas. Depois da fervura estar completa deixe repousar alguns minutos para que todas as suas propriedades sejam notáveis .

Este método é utilizado para sementes,raízes cascas e frutos secos, ou ervas que não libertam todas as suas propriedades a baixas temperaturas.


Resultado de imagem para fazer chá de decocção

Maceração:


As ervas são picadas ou amassadas num almofariz com pequenas quantidades de água.todas as partes tenras das plantas incluindo folhas,flores e sementes devem ficar em maceração pelo menos 12 horas.

para todas as partes macias da planta cascas,talos e raízes picados,devem ficar em maceração durante 18 horas.
Para as partes grossas da planta que incluem cascas rijas,raízes e talos grossos e duros deverão ser picados e ficar em maceração durante 24 horas.
O processo de maceração é indicado para todas as plantas que demoram mais tempo na  cozedura e demoram a libertar todas as suas propriedades.


Resultado de imagem para fazer chá de maceração


OBS: Na maceração podem ser utilizados vários líquidos sem ser água.

Exemplo: Vinho,aguardente,álcool,azeite e vinagre.
A escolha de cada líquido tem a haver com a utilização que pretende,ou os objectivos que deseja alcançar. ( Exemplo- Se pretende utilizar este método para fins culinários, o óleo,azeite ,vinagre e vinho são excelentes para este fim, se pretende utilizar para fins terapêuticos ou cosméticos, o vinagre não é de maneira alguma aconselhável.)

Cada tipo de infusão requer cuidados específicos,tais como:     


Chá verde:  



  • Levar a água ao lume e deixar ferver até atingir os 60 a 90ºC (ou quando a água começar a ficar com bolhas)
  • Derramar a água sobre as folhas do chá deixando em infusão entre 1/2 minutos ,no máximo 3 minutos para evitar que o chá fique amargo.
  • Coe e sirva de seguida ( pode ser tomado natural,adocicado com mel ,açúcar canela e.t.c dependendo do gosto de cada um)
Resultado de imagem para chá verde gorreana

Chá preto: 


  • Levar a água a ferver, e apague o lume quando a temperatura atingir os 100ºC ( antes de atingir o ponto de fervura .
  • Derramar a água sobre as folhas do chá no máximo até 4 minutos para evitar que o próprio fique amargo.
  • Coe e sirva de seguida ( pode ser tomado natural,adocicado com mel,açúcar canela e.t.c dependendo do gosto de cada um )



Dica de horários adequados  a cada tipo de chá: 


  • Manhã- O chá adequado a esta hora do dia é certamente os chás que contém cafeína,são  designados por chás energéticos ,nos quais são;chá verde,chá preto,chá mate,infusão de cascas de laranja com canela.
  • Após almoço- Os indicados são os chás digestivos como por exemplo; chá verde,chá de hortelã,boldo,maçã,erva cidreira,jasmim e gengibre.
  • Tarde- É aconselhável um chá energético para ajudar a manter o ritmo da fadiga diária estes são os chás preto e verde.
  •  Após jantar- A escolha adequada será um chá digestivo e relaxante,ajuda na digestão e a descansar o cérebro das insónias,estes são os chás de camomila,melissa,erva cidreira,hortelã e erva doce.


Por hoje é tudo espero que gostem. 

Elisabete Batista

4 comentários:

  1. Olá, Bette! Adorei o post. Achei super estruturado e repleto de informação preciosa para o bem estar de qualquer mulher, e homem também. Temos uma bloguer versátil, feminina e moderna. Parabéns pelo post. Beijinhos de uma grande admiradora, Bella

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida ❤ o objectivo é mesmo tentar passar alguma informação útil a todas as faixas etárias :)

      Eliminar
  2. Olá linda adorei o post pois como adoro chás achei bastante útil estas informações. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada querida,vai haver mais posts sobre chá aguarda :)

      Eliminar